Soldados que Vieram de Longe

Em Ato Cívico realizado no último dia 26 de Agosto, na sede do ARQUIVO ISTÓRICO JUDAICO BRASILEIRO - AHJB, foi lançado o livro do 2o. Ten R/2 Art, Engenheiro e Professor Israel Blajberg que registra relatos, fatos e documentos sobre os 42 Heróis Brasileiros Judeus da II Guerra Mundial.

Neste mesmo evento, ocorrido durante a Semana do Soldado, foi prestada uma homenagem a Ex-Combatentes brasileiros e de Nações Amigas presentes na ocasião.

Editado pela ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL - AHIMTB, tem participação especial do General Ruy Leal Campello, Veterano do Regimento Sampaio da FEB e do Batalhão Suez, e uma das ultimas mensagens públicas do Marechal Waldemar Levy Cardoso, falecido recentemente aos 108 anos.

Dos 42 Heróis, 25 eram da FEB - Força Expedicionária Brasileira (Itália), 4 do Exército Brasileiro (Defesa do Litoral), 4 da Marinha do Brasil, 3 da FAB e 6 da Marinha Mercante, alguns agraciados com medalhas concedidas apenas em casos de bravura excepcional em combate, como a Silver Star do Exército Americano e a Cruz de Combate de 1a. Classe.

Pouco se falou ou escreveu sobre os 42 veteranos até maio de 2005, quando foram homenageados no Grande Templo Israelita do Rio de Janeiro, por ocasião dos 60 Anos do Dia da Vitória.

O evento constituiu-se em homenagem ao Exercito Brasileiro, na semana que comemora o Dia do Soldado, aos ex-combatentes brasileiros de todas as fés, ao AHJB, entidade que preserva a memória da comunidade judaica brasileira, e a Academia de Historia Militar Terrestre do Brasil, na pessoa do seu Presidente Cel Cláudio Moreira Bento que realizou o projeto editorial,

Interessante notar que metade dos Oficiais da FEB eram R/2 e dentre aqueles que doaram a sua vida em comabate igual proporção se manteve.

Para mais detalhes, por favor, CLIQUE AQUI

Durante o evento, muito hoonrosamente para mim, recebi um inesperado e muito emocionante diploma da parte do AHJB, que compartilho e dedico aos meus estimados amigos e companheiros de armas da turma CAV70.

Diploma  AHJB

Muito grato todos somos a estes 42 valentes, valorosos e generosos cidadãos pelas suas preciosas vidas e pelo destemor em lutar contra a opressão e a tirania que assolou o mundo naquele conturbado e histórico momento para as nações ocidentais.

Shalom!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s